Para curtir o Dia das Crianças com muito amor, carinho e diversão, que tal chamar os pequenos para preparar alguns cupcakes? A criançada adora ajudar na cozinha, principalmente quando o assunto é doce!

Além de ser uma brincadeira, essa é uma forma de ensiná-los a colocar a mão na massa, medir ingredientes e entender para que cada um deles serve.

Para este momento, a nutricionista Andressa Tavares (CRN 8-4938) selecionou três receitas práticas, saudáveis e gostosas.

 

CUPCAKE DE CACAU COM AVEIA E MEL

Ingredientes:

– 2 ovos

– ½ xícara (de chá) de farinha de trigo integral

– ½ xícara (de chá) de farinha ou farelo de aveia

– ½ xícara (de chá) de mel

– 90 ml de óleo de girassol

– 6 colheres (de sopa) de cacau em pó

– ½ xícara (de chá) de água ou leite morno

– 1 colher (de sobremesa) de fermento em pó

 

Modo de preparo:

Coloque primeiro os ingredientes líquidos no liquidificador e bata. Adicione aos poucos os ingredientes sólidos, exceto o fermento. Bata até misturar bem.
Adicione o fermento, mexa com o auxílio de um fuê no próprio liquidificador. Coloque em forminhas de papel nas formas de cupcake (mesmo que sejam de silicone).

Decore com amêndoas laminadas e uvas passas Mamma Bia. Leve ao forno preaquecido, deixando de 20 a 30 minutos em fogo médio (180°C), ou até que fiquem assados.

Dica da nutri: Os cupcakes podem ser congelados. Depois, é só retirar e colocar na lancheira. Estará fresquinho para a hora do lanche. Se preferir aquecer por alguns segundos no forno micro-ondas, ficará delicioso!

 

CUPCAKE NUTRITIVO DE CHOCOLATE

Ingredientes massa:

– ½ xícara (de chá) de farinha de trigo branca

– ½ xícara (de chá) de farinha de trigo integral

– ¾ xícara (de chá) de açúcar demerara

– ½ xícara (de chá) de chocolate meio amargo

– 2 colheres (de sopa) de cacau em pó

– ½ xícara (de chá) de óleo de coco

– 1 ovo

– 1 colher (de sobremesa) de fermento em pó

Calda:

– 2 colheres (de sopa) de cacau em pó

– ½ xícara (de chá) leite de coco

– 1 colher (de sopa) de açúcar demerara

– 2 colheres (de sopa) de ágave

– Castanha de caju Mamma Bia picada ou confeitos

 

Modo de preparo:

Bata uma clara em neve e reserve. Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos, exceto o fermento. Acrescente a gema, o leite de coco, o óleo de coco e misture bem com o auxílio de um fuê. Adicione o chocolate, a clara em neve, o fermento em pó e misture delicadamente. Coloque em forminhas de papel nas formas de cupcake (mesmo que sejam de silicone) e leve em forno preaquecido. Asse por 25 ou 30 minutos a 180°C, ou até que fiquem assados.

Calda: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por cerca de 5 minutos e mexa sem parar, até obter a consistência de calda. Distribua em cima dos cupcakes assados e salpique castanha de caju Mamma Bia picada ou confeitos.

 

CUPCAKE DE FRUTAS SECAS

Ingredientes:

– 180 g de farinha de trigo

– 100 g de manteiga sem sal

– 180 g de açúcar mascavo

– 240 g de iogurte natural

– 2 ovos

– 10 g de fermento em pó

– 75 g de damasco Mamma Bia

– 40 g de uva passa preta Mamma Bia

– 75 g de nozes

– 40 g de ameixa seca sem caroço Mamma Bia

– Suco de 1 limão

– Raspas de limão

– Açúcar de confeiteiro

 

Modo de preparo:

Pique as nozes e as frutas secas, reserve. Em um recipiente, misture bem os ovos com o auxílio de um fuê, a manteiga e o açúcar mascavo. Adicione os ingredientes secos, o iogurte, suco de limão e a metade das raspas de um limão, misture bem até a massa ficar homogênea. Acrescente as frutas secas, reserve uma parte para a decoração. Misture delicadamente o fermento em pó e coloque em forminhas de papel nas formas de cupcake (mesmo que sejam de silicone), leve em forno preaquecido. Asse por 25 ou 30 minutos a 180°C, ou até que fiquem assados. Decore com as frutas secas e com o restante das raspas de limão, após polvilhe açúcar de confeiteiro.

 

Adquira os ingredientes que precisar no Festval mais próximo ou em nossa loja no Rappi e divirtam-se com muito sabor!