Quando pensamos em hambúrguer, logo pensamos em abrir uma boa cerveja para acompanhar. Essa é uma harmonização de sucesso que só de imaginar, dá água na boca.

Pensando nisso, a Sommelière Jade C Santos, da unidade Festval Batel, preparou algumas dicas para você saber como combinar a sua receita de hambúrguer com as deliciosas cervejas Patagonia.

 

  • Hambúrguer bovino: harmoniza muito bem com cervejas com maltes de torrefação média ou média-baixa, que apresentam toques que lembram caramelo, tosta, entre outros. Além disso, os lúpulos utilizados em receitas de algumas cervejas podem fazer o papel de tempero, adicionando aromas e sabores a bebida. Bons exemplos de estilos cervejeiros para harmonizar são: Red Ale, Brown Ale e IPA.
    Amber lager da Patagonia também é um exemplo leve e fácil de agradar, pois os sabores do malte encontram semelhança com os sabores do hambúrguer, devido as reações de Maillard na carne. O álcool também corta a gordura do lanche e, caso tenha cebola caramelizada, os sabores se assemelham. Aromas levemente cítricos complementam a harmonização, proporcionando explosões de sabores.

 

  • Hambúrguer vegetariano: a Bohemian Pilsener é um estilo de cerveja pioneiro quando pensamos naquela bela bebida dourada. Criada em 1842 na cidade de Plzen, na República Tcheca, é a precursora de todas as variações de Pilsen existentes hoje em dia. Em uma harmonização, pode adicionar toques picantes ao hambúrguer vegetariano (de soja ou de cogumelos, por exemplo). Além disso, o amargor presente também tem capacidade de cortar gordura junto a alta carbonatação.

 

  • Hambúrguer de frango: para harmonizar com um hambúrguer mais leve de frango grelhado, acompanhado de alface, tomate e queijo fresco, a Weisse é perfeita. Ela é uma cerveja de trigo tradicionalmente alemã que possui corpo leve, coloração clara e levemente turva. Na receita da cervejaria Patagonia, há adição de extratos naturais de laranja e semente de coentro, fato que a aproxima muito de outro estilo cervejeiro: a Witbier! A Weisse complementa o prato adicionando temperos condimentados e trazendo frescor com muito equilíbrio.

 

Agora é só preparar o seu hambúrguer, escolher o seu rótulo predileto e apreciar.

Você pode adquirir todas as cervejas e os ingredientes que precisa no Festval mais próximo ou pelo Rappi, acessando https://bit.ly/3fgXeEz.