A combinação entre frutos do mar e vinhos dá água na boca. Mas você sabe como harmonizá-los, para tornar essa experiência ainda melhor? Confira as dicas do Sommelier Felipe:

Camarão, lula e polvo:

Para esses três, a combinação recomendada é com vinhos brancos de boa acidez ou espumantes, principalmente se os pratos forem amanteigados ou empanados. Para esse caso, um Chardonnay ou um vinho verde branco são excelentes pedidas. Outras uvas que se dão muito bem com esses pratos são Sauvignon Blanc, Pinot Gris, Riesling e Viognier. As duas últimas, mais aromáticas, ficam ótimas com camarões mais temperados e levemente picantes.

*Sugestão do Sommelier: vinho chileno Apaltagua Reserva Riesling

Ostras:

Quando cruas, as ostras são muito aromáticas e têm sabor superdelicado. Nesse caso, a melhor harmonização é com um vinho branco francês, um Chablis ou um Chardonnay da Borgonha, especialmente aqueles com toque mineral. Outras ótimas opções são Riesling, Arneis e Torrontés.

Já quando a ostra for gratinada, prefira vinhos mais intensos e com mais acidez, como Alvarinho e Verdejo.

* Sugestão do Sommelier: vinho francês Dufouleur Bourgogne Chardonnay

Salmão:

Na hora de harmonizar comida e vinho, é preciso prestar atenção na intensidade do prato e no molho que o acompanha. Se o salmão for cru ou defumado, em carpaccios ou culinária oriental, é indicado escolher um vinho delicado, aromático e com boa acidez, como um Viura ou Torrontés.

Quando o salmão for grelhado ou assado, acompanhado por molhos cítricos, a sugestão é optar por rosés delicados, como os de Provence. Já quando for gratinado, acompanhado por molhos mais intensos e cremosos, você pode escolher um tinto leve, como Pinot Noir.

*Sugestão do Sommelier: vinho espanhol Fortius Blanco Viura com Chardonnay

Bacalhau:

Esse peixe pode ser harmonizado com os mais diversos vinhos, dependendo da receita escolhida.

Em um preparo intenso, bem condimentado, como arroz de bacalhau ou assado com batatas e queijo, você pode optar por um Tempranillo espanhol de Ribera del Duero ou um branco Alentejano bem encorpado de Arinto e Antão Vaz. Para postas grelhadas, acompanhadas de bastante azeite, prefira um vinho verde com boa acidez, como Alvarinho e Arinto.

* Sugestão do Sommelier: vinho português Quinta da Lixa Alvarinho Pouco Comum

Agora que você já sabe como harmonizar, é só visitar o Festval mais próximo para garantir os melhores ingredientes para essa experiência gastronômica.