Harmonizar pizza e vinho pode parecer uma tarefa complicada. Mas com a grande variedade de estilos e sabores desses dois e essas dicas preparadas pelo Sommelier Felipe, do Festval ParkShoppingBarigüi, fica difícil não encontrar uma combinação que agrade o seu paladar. A chave é entender a intensidade de cada um, e casar os sabores sem sobrecarregar o paladar. Tintos, Brancos ou Rosés, o que vai definir é o recheio. Se você já escolheu o vinho, essas dicas vão ajudar a escolher a melhor pizza.

Para uma pizza mais complexa, aquelas com vários ingredientes como a portuguesa, considere vinhos mais tranquilos, como um Carmenère de meio corpo, com ou sem madeira. Esses vinhos são mais versáteis e, como seus taninos são mais macios, não sobrecarregam a combinação. Uma dica legal é experimentar com um Vinho Verde Rosé, fresco, saboroso e de boa acidez.

Se você é fã de calabresa, pepperoni ou mortadela, vale a pena harmonizar com um Cabernet Sauvignon ou um Malbec. Escolha os rótulos com menos evolução, de safras mais jovens, que tem boa estrutura e acidez.

Três, quatro, cinco queijos? Pizzas com bastante Catupiry ou Cheddar? Aqui você não erra com um vinho de acidez marcante. Pode ser um Sauvignon Blanc, mineral e cítrico, ou um Chardonnay envelhecido em carvalho, cremoso e encorpado. Essa combinação limpa as papilas, permitindo que a pizza seja aproveitada por mais tempo sem cansar o paladar. Isso não quer dizer que tintos tenham que ficar de fora. Nesse caso, prefira um Pinot Noir jovem e vivo. Experimente harmonizar com um espumante Brut ou Demi-sec, o resultado vai surpreender.

Se a sua pizza leva cogumelos como ingrediente principal, um crianza ou reserva espanhol, preferencialmente da uva Tempranillo, são opções muito válidas. O envelhecimento em madeira desses vinhos evidencia aromas secundários de especiarias e terrosos, sem perder o caráter frutado. Outras dicas válidas são Syrah chileno ou francês, com passagem por madeira, e Pinot Noir, frutado e aromático.

Para a tradicional Margherita, um tradicional Chianti. Escolha um rótulo macio, com poucos taninos e acidez fresca. Aromático e prazeroso, esse vinho cai muito bem com esse sabor de pizza, principalmente pela presença do manjericão. Os brancos italianos feitos da uva Grillo ou Pinot Grigio também são opções bacanas. Essa dica vale também para pizzas vegetarianas, das mais comuns às mais criativas.

Gostou das dicas? Agora é só escolher a combinação que mais agrada o seu paladar e garantir o seu vinho em uma das Adegas Festval. Temos opções de diversos países, para te proporcionar as melhores experiências.