Atenção!
O Internet Explorer não suporta a nova versão do nosso site, atualize seu navegador para o Microsoft Edge, Google Chrome ou Mozilla FireFox e continue navegando.

Entre taças e quitutes, faz-se o “aperitivo”, o happy hour italiano. A história conta que foi em Turim que nasceu a ideia de conquistar as pessoas pelo estômago. E deu certo. Em boa parte dos bares do país da bota (e não apenas nas grandes cidades), o cliente paga por um drink e se serve à vontade no completo e farto buffet de petiscos. E esse costume diz muito sobre o modo de vida italiano.

É no fim do dia de trabalho que os italianos se reúnem para relaxar, divertir-se, encontrar os amigos e namorar. Nas noites de verão, quando o sol se põe perto das 21h, as mesinhas nas ruas lotam ainda mais e convidam até mesmo para que o “aperitivo” se torne um verdadeiro jantar. Na terra dos glutões, isso já ganhou até nome: “apericena”, uma junção de “aperitivo” com “cena” (“jantar”, em italiano).

Pizzas, saladas, legumes, bruschettas, pães, queijos, prosciutto crudo e afins, tudo isso faz parte de um bom happy hour por lá. Um drink típico italiano (como o Negroni, Rossini ou Bellini), cervejas ou vinhos acompanham esse verdadeiro banquete, que reforça o apreço dos italianos pela boa e farta comida. Uma das maiores vantagens (além da excelente gastronomia, é claro) é a economia. Afinal, pagando apenas o preço da bebida, tem-se um happy hour muito mais vantajoso e turbinado em relação ao brasileiro, por exemplo.

A Menu Festval fez uma seleção de petiscos com ingredientes frescos servidos durante o “aperitivo” italiano para você fazer em casa e desfrutar, nessa primavera que se anuncia, um happy hour como nenhum outro. Salute!

“Aperitivo” italiano

Por Babi Campanaro

Ingredientes:

Melão cantaloupe

Tomate-cereja

Grapefruit (toranja)

Endívia

Salmão defumado

Presunto cru

Atum em lata

Maionese

Cream cheese

Mozzarella de búfala

Burrata

Rúcula

Manjericão fresco

Azeite extravirgem

Salsinha picada

Pimenta Sal

Modo de preparo:

 

 

Barquinhas com patê de atum

Lave e seque bem todas as folhas de endívia. Em uma tigela, misture o cream cheese com uma lata de atum. Tempere com sal, azeite de oliva extravirgem e salsinha picada. Com uma colher de chá, preencha o interior de cada “barquinha”. Decore o prato com folhas.

 

 

 

Espetinho de presunto e melão

Corte o melão ao meio e limpe as sementes. Com um “boleador” (também usado para manteigas), crie as bolinhas de melão. Junte o melão e o presunto com um palito.

Espetinho de salmão, mozzarella e grapefruit

Corte a mozzarella de búfala em cubos, pequenas fatias de salmão defumado e somente o coração do grapefruit (sem a parte branca, para o amargo não atrapalhar o sabor). Una tudo com um palito.

Bruschetta

Corte os tomatinhos-cereja em quatro partes e tempere com sal, pimenta, azeite de oliva extravirgem e manjericão fresco. Sirva com torrada ou com fatias de pão italiano torradas no forno.

Salada Caprese

A Caprese original é feita com fatias de mozzarella de búfala e tomate para salada. Nesta receita, é usada uma burrata inteira (um tipo de mozzarella de búfala muito fresca) partida ao meio, com os tomatinhos-cereja temperados para a bruschetta. Finalize com um fio de azeite.

 

 

Patê de rúcula

Lave a rúcula, corte em pequenos pedacinhos e junte com maionese. Se necessário, use um mixer. Sirva com torradinhas