A estação das altas temperaturas pede um cuidado especial com a saúde. Pensando nisso, a nutricionista Thays C. Patek, CRN 11014, do Festval ParkShoppingBarigüi, preparou uma série de dicas para você manter a alimentação mais leve, além de indicações sobre forma de preparo e  conservação dos alimentos. Confira:

  • Carnes magras de corte bovino são as mais indicadas para essa época. Varie entre cozidos, assados e grelhados, evitando as frituras.
  • Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas e minerais, além de serem alimentos refrescantes. Uma dica é consumir as frutas da estação, como a melancia, abacaxi e ameixa. 
  • Faça refeições leves durante o dia, dando preferência para alimentos mais leves e ricos em nutrientes, para evitar a sensação de cansaço. Queijos brancos, saladas, carnes magras e cereais integrais são boas opções. 
  • É muito importante se hidratar, então beba água frequentemente. Se preferir, adicione pedaços de gengibre, hortelã, laranja e outras frutas para aromatizar. A água de coco é excelente para reposição de líquidos, por ser uma forma rápida de hidratação e por conter baixo valor calórico. 
  • Evite alimentos industrializados em excesso, pois eles são ricos em açúcar e sódio.
  • Os cuidados com a pele também são importantes. Existem alguns alimentos antioxidantes que são potencializadores do filtro solar. Eles não substituem o produto, mas ajudam a aumentar a proteção da pele exposta ao sol. Os alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, o pêssego e a uva, são conhecidos por conter propriedades que hidratam a pele, aceleram o processo de bronzeamento e garantem uma pele mais saudável.

No verão, outro ponto de atenção é o cuidado com a conservação dos alimentos, pois as altas temperaturas favorecem a proliferação de bactérias. Na praia ou na piscina, é comum o consumo de frituras, sorvetes, bebidas alcoólicas e porções. Porém, é importante observar a armazenagem, higiene do local, aroma e o sabor dos alimentos para evitar problemas de saúde.

Outro cuidado importante é em relação ao transporte dos alimentos perecíveis nas viagens, para que não ocorra a contaminação e uma possível intoxicação alimentar. Algumas dicas importantes são:

  • Mantenha os alimentos refrigerados, pois as altas temperaturas são inimigas da conservação. Transporte a comida em uma caixa de isopor com gelo ou em uma bolsa térmica. 
  • Escolha alimentos práticos e saudáveis nas viagens, como por exemplo as frutas frescas, pois é uma opção que não precisa de muita refrigeração e resiste melhor ao calor. Mas é importante embalar bem para evitar a contaminação e exposição ao sol.
  • Quando for levar algum alimento de casa, prefira as comidas e lanches mais saudáveis. Mas cuidado com alguns ingredientes como maionese e derivados de leite. 

Agora, é só aproveitar os bons momentos proporcionados pelo verão.