Atenção!
O Internet Explorer não suporta a nova versão do nosso site, atualize seu navegador para o Microsoft Edge, Google Chrome ou Mozilla FireFox e continue navegando.

O lemon pepper vai bem com tudo! Descubra mais sobre esse tempero que dá um toque único e aromático a vários preparos e delicie-se com esta receita especial.

Raspas de limão e pimenta-preta. Esses são os ingredientes-base do lemon pepper, um tempero muito apreciado na Europa e nos Estados Unidos, cujo mix de sabores realça os alimentos, dando um toque cítrico às receitas. É muito utilizado para tentar reduzir a quantidade de sal nos preparos, o que o torna também um aliado a mais para quem deseja uma alimentação mais saudável sem comprometer o sabor.

De modo geral, trata-se de um tempero excelente para carnes, aves, peixes e frutos do mar, mas também dá um toque especial a saladas de folhas verdes, vegetais cozidos e massas. Cada vez mais popular, tem sido utilizado também em petiscos e, acredite, até mesmo na pipoca e na batata frita.

A casca do limão-siciliano é a preferida para a produção do tempero, que é moída junto à pimenta, permitindo que o óleo cítrico da fruta penetre bem na mistura. Em seguida, ela é assada e seca, um processo que garante mais delicadeza ao sabor da casca do limão, evitando que ele se sobreponha à pimenta e também aos outros ingredientes da receita na qual o tempero será usado.

O preparo do lemon pepper permite bastante liberdade criativa, não sendo raro encontrar receitas que incluem outros ingredientes em pequenas quantidades, tais como açúcar, cebola, alho, ácido cítrico, aromatizante de limão, pimenta caiena e outras especiarias. Como qualquer mix, sua composição varia de acordo com a criatividade – e necessidade – de quem vai prepará-lo. Enfim, é perfeito para quem não resiste a um toque cítrico com um pouco de picância e muito aroma.

Entre outras propriedades, o limão é vermífugo, alcalinizante e digestivo. Já a pimenta tem ação antioxidante e age nas enzimas digestivas, aumentando a absorção das vitaminas B e C. Vale apostar!

 

 

RECEITA DE BACALHAU ASSADO COM LIMÃO

por Nhac GNT

INGREDIENTES

  • 3 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • ¼ de colher (chá) de páprica picante
  • ¼ de colher (chá) de lemon pepper
  • 4 postas de bacalhau
  • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
  • 2 colheres (chá) de raspas de limão-siciliano
  • Azeite
  • Salsa picada
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 °C. Em um bowl fundo, misture a manteiga derretida com o suco de limão. Em outro bowl, misture a farinha, a páprica, o lemon pepper, as raspas do limão-siciliano e o cheiroverde. Acrescente sal a gosto e  misture bem. Mergulhe as postas de bacalhau na mistura líquida e depois na mistura seca. Coloque tudo em uma assadeira untada com azeite. Asse por 40 minutos. Depois, ligue o grill e deixe por mais 2 minutos, para dourar. Sirva com a salsa picada e raspas de limão-siciliano.