Atenção!
O Internet Explorer não suporta a nova versão do nosso site, atualize seu navegador para o Microsoft Edge, Google Chrome ou Mozilla FireFox e continue navegando.

Uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, este delicado merengue com frutas, crocante por fora e macio por dentro, é de fazer qualquer um flutuar.

Ingredientes:

4 claras em temperatura ambiente

1 xícara e duas colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

2 colheres (chá) de amido de milho

1 colher (chá) de vinagre de vinho branco

1 pitada de sal 3 gotas de extrato de baunilha

1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco

3 xícaras de morangos cortados na metade

50 g de framboesa

50 g de amoras

50 g de mirtilos

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira com papel manteiga e trace um círculo no papel usando como molde uma assadeira redonda. Bata as claras com a pitada de sal na batedeira em velocidade média até formar picos. Aumente a velocidade para médio-alta e bata por mais 2 ou 3 minutos, sem formar picos secos. Sem parar de bater e aos poucos, adicione o açúcar. Aumente a velocidade para alta e bata por mais 3 a 5 minutos. Cuidadosamente, despeje sobre o merengue o amido de milho, o vinagre e o extrato de baunilha. Misture e, delicadamente, despeje o merengue sobre o círculo de papel na assadeira. Asse no forno em temperatura baixa por 1 hora. Desligue o forno, mas deixe o merengue repousar por mais 1 hora. Pouco antes de servir, transfira o merengue para um prato. Bata o creme de leite em ponto de chantilly, espalhe sobre o merengue e coloque as frutas.