O cupuaçu não é um velho conhecido dos paranaenses, pelo menos não como o pinhão, a pitanga ou, ainda, a jabuticaba, que nascem de árvores originárias do estado, seja na mata de araucárias ou na Mata Atlântica. A fruta, de formato ovalado e que pode chegar a 25 centímetros de comprimento, vem de uma theobromácea parente do cacaueiro, conhecida como cupuaçuzeiro, típica da Amazônia.

Comum na Região Norte, em estados como Amazonas, Pará e Amapá, ganhou notoriedade Brasil afora quando passou a ser divulgado, juntamente com outros ingredientes típicos, como tucupi e jambu, por chefs estrelados, como Alex Atala e Thiago Castanho, que os utilizam de forma inovadora.

Com sabor marcante, o cupuaçu tem sua polpa, cremosa e aromática, utilizada principalmente em receitas doces, que vão de sucos, vitaminas, sorvetes, geleias até recheios de bombons. Dela também é feito um tipo de manteiga muito utilizada na indústria cosmética por seu efeito emoliente. Já as sementes são a base do cupulate, o chocolate que não leva cacau.

Além do sabor, há outros excelentes motivos para consumir a fruta brasileira. Ela é rica em ferro, fósforo e proteína, além das vitaminas C e do complexo B, que lhe conferem poder antioxidante. Também tem altos índices de taninos, que evitam inflamações, e fibras, que fazem dela uma importante aliada do sistema digestivo e dão sensação de saciedade.

Agora, confira uma deliciosa receita de mousse de cupuaçu com chocolate:

Ingredientes:

500 g de polpa de cupuaçu
1 lata de leite condensado
500 ml de creme de leite fresco
250 g de chocolate meio amargo em pedaços
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque 200 g da polpa de cupuaçu com o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até chegar à consistência de geleia. Reserve. Em outra panela e em fogo baixo, misture 100 ml do creme de leite ao chocolate até ficar homogêneo. Reserve. No liquidificador, bata o cupuaçu restante com o leite condensado. Reserve. Na batedeira, bata os outros 400 ml do creme de leite até virar creme batido (mesma consistência do chantilly, mas sem açúcar). Incorpore delicadamente metade do creme batido ao chocolate, adicionando aos poucos também o chocolate em pó. À outra metade do chantilly, misture o creme de cupuaçu.

Em uma travessa ou copos pequenos, monte a sobremesa, colocando o creme de cupuaçu primeiro, na sequência a geleia e, por último, o creme de chocolate. Leve à geladeira até firmar.