Atenção!
O Internet Explorer não suporta a nova versão do nosso site, atualize seu navegador para o Microsoft Edge, Google Chrome ou Mozilla FireFox e continue navegando.

O Dia dos Pais é uma data que não pode passar em branco. E uma forma especial de demonstrar todo o amor e carinho, é presenteá-lo com vinho, uma bebida versátil, que proporciona felicidade e arranca sorrisos, principalmente quando apreciado em boa companhia.

Mas, com tantas opções disponíveis no mercado, nem sempre é fácil escolher. Por isso, o nosso Sommelier Everton, do Festval Água Verde, preparou algumas dicas para te auxiliar na escolha.


Para começar, lembre-se daquele almoço em família onde ele abriu uma garrafa de vinho, saboreou e elogiou.

Se ele não é um apreciador ou não possui um paladar para esse tipo de bebida, você também pode agradá-lo. Neste caso, uma boa escolha são vinhos com taninos mais leves, como por exemplo os de uva Pinot Noir, uva Gamay ou até mesmo a Carménère.

Ele está sempre atento às notícias que envolvem esse universo? Então opte por lançamentos. Também são ótimas opções os vinhos orgânicos e que possam surpreender, como Porto ou até mesmo os famosos vinhos de sobremesa, como os Sauternes ou de colheita tardia.

Se ele é um cozinheiro de mão cheia e gosta de harmonizar, aposte em rótulos que tenham versatilidade. Por exemplo, um vinho italiano, português e até mesmo francês. O importante é que, com ele, possa ser harmonizado desde uma massa ou um risoto, até uma carne mais suculenta ou uma bela tábua de frios.

Se o seu pai é daqueles que aprecia diversos vinhos e também as novidades do mercado, mas nunca deixa faltar o rótulo preferido, tente não fugir da realidade. Escolha uma vinícola semelhante ou uma uva parecida com a que ele gosta. Com certeza, deixará o dia dele ainda melhor.

Se ele é um grande apreciador da bebida, participa de confrarias e está sempre atento a tudo que envolve esse mercado, presenteie com vinhos que possuem grandes pontuações, de safras excepcionais, que sejam elaborados. Algumas opções são os rótulos com potencial de guarda ou que produziram poucas garrafas no ano, do qual todas as garrafas são numeradas e que, ao abri-lo, ele saberá que está desfrutando de um sabor único, que ficará marcado na memória.

 

Uma dica extra para deixar este momento ainda mais especial, é contar para o seu pai os motivos que o levaram a escolher o vinho e o rótulo. Com certeza, será uma conversa bem agradável. E, se você ainda possui dúvidas ou quer contar com mais dicas para não errar na escolha, consulte os Sommeliers disponíveis em nossas adegas. Eles estão sempre prontos para te auxiliar.