As ceias de Natal e de Ano Novo são dois dos momentos mais esperados do ano, porque representam a oportunidade perfeita para reunir toda a família e saborear o gostinho dessas datas tão especiais. As tradições natalinas quase sempre envolvem refeições bem elaboradas e calóricas: são muitos pães, doces, carnes e bebidas. Porém, com um pouco de criatividade, é possível fazer algumas substituições para tornar os pratos dessa época mais saudáveis.

Para a entrada, nada melhor do que servir uma salada bem caprichada. Elas aumentam a sensação de saciedade e desaceleram o ritmo da alimentação, prevenindo a ingestão demasiada. As frutas e hortaliças na mesa são os alimentos que dão cor ao prato. Elas não só deixam a refeição mais atrativa, como também mais nutritiva. Abusar das frutas in natura para preparar sucos e sobremesas é uma ótima pedida.

Sementes como nozes, amêndoas e avelãs são boas fontes de gorduras poli-insaturadas e antioxidantes. Esses alimentos contêm alta densidade de nutrientes e de substâncias bioativas que potencializam seus efeitos benéficos à saúde. Uma alternativa saudável e saborosa é acrescentar um mix de cereais integrais e oleaginosas aos pratos da ceia, tais como nozes, quinoa e lascas de amêndoas.
O peru e o chester são ótimas opções de carne magra para o Natal, pois são ricos em proteína, e o melhor: com baixo teor de gordura. Grãos como lentilha, grão-de-bico, soja e ervilha são sempre bem-vindos, por serem ricos em proteínas e minerais. Versáteis, podem compor pratos quentes e frios.

A grande dica é: aproveite as festas, mas sem exageros! E para ajudar você nessa tarefa, selecionamos duas receitas irresistíveis:

 

Rabanada saudável com recheio de frutas vermelhas

INGREDIENTES:
– 2 ovos grandes
– 1 banana
– Noz-moscada
– Canela
– 2 fatias grossas de pão integral
– 150 g de framboesas
– Azeite
– 20 g de pistaches
– 4 colheres (sopa) de iogurte natural sem gordura
– Mel a gosto

MODO DE PREPARO:
No liquidificador, bata os ovos, a banana, a noz-moscada e a canela. Reserve a mistura em um prato fundo. Corte o pão integral em fatias de 2 cm e faça um corte em uma das laterais longas, para criar um bolso para as frutas vermelhas. Com os dedos, recheie o pão com as frutas vermelhas, com cuidado para não rasgá-lo. Molhe o pão nos ovos e faça uma leve pressão para que a mistura seja absorvida. Enquanto isso, aqueça uma colher de azeite em uma frigideira em fogo médio. Despeje um pouco da mistura de ovos na frigideira e acrescente por cima as fatias de pão recheadas. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos, até ficar com a borda dourada, e vire de lado. Toste os pistaches no forno e amasse-os grosseiramente. Sirva a rabanada cortada ao meio com o iogurte, o mel e o pistache por cima.

 

Farofa crocante

Pela chef Mayra Batista

INGREDIENTES:
– 200 g de bacon
– 300 g de manteiga
– 1 cebola branca
– 100 g de nozes
– 1 kg de farinha de mandioca flocada
– 1 cenoura ralada
– 100 g de uva-passa preta
– 100 g de damasco
– 20 g de sal
– 50 g de cebolinha

MODO DE PREPARO:
Em uma frigideira aquecida, coloque o bacon e, quando ele estiver dourado, acrescente a manteiga, refogue a cebola e torre as nozes. Acrescente a farinha e frite até ela ficar crocante. Finalize com a cenoura, a uva-passa, o damasco, o sal e, por último, a cebolinha.