São tantos detalhes para arrumar antes de uma viagem que, muitas vezes, esquecemos de cuidar das plantas.

Mas você sabia que não é certo encher as plantinhas de água de uma só vez? Isso porque elas absorvem a quantidade necessária e o restante pode apodrecer as raízes. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você que já está de malas prontas para viajar, para manter as plantas bem verdes e saudáveis até a sua volta.

 

1. Irrigação por capilaridade.

Coloque uma vasilha com bastante água em um lugar acima da planta e estenda um barbante que vá do vaso à vasilha. A água irá escorrer até a terra. Não se esqueça de tampar o recipiente com água.

Essa técnica funciona melhor com plantas que precisam de pouca água.

Imagem: www.revistacasaejardim.globo.com

 

2. Folhas de jornal.

Umedeça cinco folhas de jornal, em média, com bastante água e coloque em cima da terra ao redor da planta. As folhas de jornal protegem o solo do sol e ajudam a manter a terra úmida. Se tiver cascas de árvore ou pedras, coloque-as em cima do jornal. Isso ajuda a manter as folhas molhadas por mais tempo.

 

3. Garrafa de cabeça para baixo.

Encha uma garrafa pet e crave-a de cabeça para baixo na terra do vaso. Faça um furo na extremidade inferior para não criar vácuo e permitir que a água saia devagar e molhe a terra aos poucos.

 

4. Proteja as plantas do sol.

Se você pretende viajar por muitos dias, coloque as plantas em um lugar com menos sol. Dessa forma, qualquer das opções de irrigação será mais eficaz.

 

5. Adube antes de sair.

Reponha o adubo generosamente antes de pegar a estrada. Assim, suas plantas terão substrato suficiente para se manterem nutridas.